segunda-feira, 14 de abril de 2008

DEAU no Movimento Estudantil Nacional

Participação do DEAU no Fórum Nacional de Executivas de Curso e nas reuniões da Frente de Luta Contra a Reforma Universitária e na sobre a formação da Nova Entidade.



Entre os dias 16 e 18 de Fevereiro aconteceram na cidade do Rio de Janeiro as reuniões da Frente de Lutas Contra a Reforma Universitária, o Fórum Nacional de Executivas de Curso (FENEX) e a reunião sobre a Nova Entidade Estudantil. Esta última teve a presença de mais de 150 estudantes e cerca de 50 entidades. O DEAU também esteve presente nesta reunião, com um representante, tendo em vista sua importância para os rumos do Movimento Estudantil (ME).

As três reuniões fizeram um balanço do ano de 2007 e todos os presentes concordaram que a Frente de Lutas Contra a Reforma Universitária teve um papel fundamental nas ocupações e mobilizações nas Universidades Federais contra o REUNI e na USP contra os decretos do Governador José Serra (PSDB). Ficou claro que o ano de 2007 foi muito importante para a ascensão do Movimento Estudantil na luta contra políticas arbitrárias para a educação de nível superior no país.

Na reunião sobre a Nova Entidade, muitos estudantes descreveram o processo de lutas contra a reforma universitária em suas Universidades, propuseram novas formas de organização e os princípios de uma nova entidade, que seja independente e combativa aos ataques à educação superior, que possa dialogar com a sociedade e com os trabalhadores.

Para levar este debate para as universidades e consequentemente ampliar a discussão, foi criada uma comissão para redigir um manifesto que esclareça a necessidade de criar um congresso e a partir dele, se possa discutir e fundar uma nova entidade nacional dos estudantes.

Entendemos que o movimento estudantil reorganiza-se e luta independente da UNE (União Nacional dos Estudantes), atual entidade nacional que encontra-se atrelada ao governo e a muito tempo não faz lutas pelos estudantes. Sentimos a necessidade de uma entidade que dê organicidade ao movimento e vemos que este é o momento dos estudantes se organizarem para entender e lutar contra os demais decretos impostos pelo governo, para que assim possamos garantir as Universidades públicas no país.


>> Leônidas Calheiros, estudante do 4° ano de Arq&Urb da UFAL, integrante da gestão 2007/2008 “Construindo Espaços pra Abrigar a Esperança”.

Nenhum comentário: